SOBRAS

As Sobras são formadas pelas rendas de empréstimos liberados. Quando você solicita um empréstimo, parte dos juros pagos vai para as Sobras. Esse valor vai acumulando na cooperativa e é pago aos cooperados no fechamento do ano.
As Sobras podem ser incorporadas ao saldo da Conta Capital do cooperado ou o valor transferido para a conta bancária, a depender do que for decidido em assembleia. A Coopsol informa por e-mail quando a distribuição for acontecer.
As Sobras são uma espécie de retorno dos juros pagos no empréstimo ao longo do ano. Por exemplo: se você paga 1,48% de juros ao mês em um contrato de empréstimo, ao final do ano você receberá de volta parte desse juros acumulado em forma de Sobras, ou seja, é como se você tivesse pago uma taxa bem menor do que já é.
Os cooperados recebem as Sobras de maneira proporcional a média das rendas de empréstimo geradas ao longo do exercício na cooperativa. Quanto maior o valor do empréstimo solicitado pelo cooperado, maior será o pagamento das Sobras para ele.
Área do cooperado